-
Arquitetos: Metrópole Arquitetos
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nelson Kon, Silvio Oksman
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Rubem Mendonça – conhecida como Casa dos Triângulos - é obra do final dos anos 1950 e evidencia um processo de reflexão do arquiteto João Batista Vilanova Artigas que será consolidado nos seus trabalhos seguintes, principalmente na FAUUSP . O bloco elevado configura a volumetria geral da construção e abriga um arranjo de pavimentos em meios níveis em torno de um espaço vazio. Tanto na casa quanto na FAUUSP balanços estruturais nas arestas dos volumes conferem leveza em contraponto à massa construída. Na Casa dos Triângulos, o volume superior com estrutura em concreto e fechamento em alvenaria de tijolos recebeu painel artístico projetado por Mario Gruber e executado por Francisco Rebolo artistas que tiveram atuação relevante no panorama artístico brasileiro do século XX.
A casa foi propriedade da Família Mendonça até os anos 2020 quando foi vendida para os atuais proprietários. O projeto apresentado propõe intervenções com o cuidado de preservar os valores reconhecidos da residência ao mesmo tempo que atualiza suas instalações e adapta os espaços para os usos contemporâneos de uma família. Mesmo mantendo a sua função original de residência, a forma de habitar mudou muito desde a construção dessa casa nos anos 1950 para os dias de hoje. Tombada pelo órgão municipal de preservação de patrimônio em 2018 a casa havia passado por diversas intervenções que não foram devidamente documentadas. Dentre as alterações, muitas das quais interferem na compreensão da residência, destacam-se: instalação da cozinha na área onde era a área de serviço; instalação de ambiente de estar onde era a cozinha; pintura com tinta e massa acrílica, inadequada, sobre o painel artístico da fachada; troca dos caixilhos do pavimento superior; cobertura em telha de amianto sobra a laje impermeabilizada.
Projeto de Restauro _ O projeto elimina as instalações de quarto e banheiro de empregados. Essa diminuição do programa viabiliza uma nova relação com os jardins que circundam a casa. Ao invés de frente social e fundo de serviço a casa fica integralmente relacionada com os jardins, potencializando a expressividade do volume principal, aumentando a circulação, iluminação e ventilação. A remoção das paredes que conformavam a área de serviços sob o balanço posterior não impacta naquilo que é considerado valor arquitetônico a ser preservado, pois eram paredes divisórias, não estruturais, que já haviam passado por alterações significativas e cuja remoção não contraria o partido arquitetônico. Artigas em outros projetos, como na FAU, estabelece o partido arquitetônico a partir dos elementos em concreto e as áreas mais livremente apropriáveis são demarcadas por paredes não estruturais, passiveis de alteração. A alteração na composição volumétrica na parte posterior, é compensada com a revelação do balanço estrutural e permite uma melhor visualização do painel do volume superior.
Painel Artístico _ Uma prospecção no painel artístico permitiu encontrar a tonalidade original da tinta branca e azul e o vestígio da argamassa original. O painel estava em péssimo estado de conservação, com descolamento de argamassa e fissuras em grande quantidade e profundidade. Ranhuras na argamassa revelam as diferenças entre o desenho original e a repintura em tinta acrílica. As jornadas ficaram escondidas atrás da tinta acrílica e foram sublinhados na argamassa após o processo de decapagem. A argamassa de nivelamento foi aplicada para completar as áreas de perda e nivelar a superfície. Foi aplicada tinta mineral à base de silicato para restaurar o painel.